A maior parte dos tapetes utilizados em residências, lojas, showrooms, escritórios e consultórios, são fabricados com materiais têxteis.
Nestes, o acúmulo de sujidades, além de prejudicar sua boa aparência, abreviará sua vida útil, já que os micro-grãos de areia, sílica etc., que vão sendo ali depositados, são elementos abrasivos que podem danificar os fios do tapete, acelerando seu desgaste.
A limpeza freqüente é, portanto, uma ferramenta importante para a prevenção do problema, além de ajudar a restaurar a "saúde" do tapete, ambiente muito propício à proliferação de fungos, ácaros e outros microrganismos nocivos à saúde humana.
Não raras vezes, a limpeza e a higienização adequadas de tapetes têxteis dependem da intervenção de uma empresa especializada. Além do fato de que acumulam sujidades de difícil remoção, há que se considerar que, por suas características de construção, estes tapetes são bastante suscetíveis a danos, muitas vezes irreversíveis, causados pelo uso de produtos químicos, equipamentos e procedimentos de limpeza inadequados. Como exemplo, pode-se apontar o uso excessivo de água como um dos procedimentos de limpeza incorretos que se empregam com grande freqüência na lavagem de tapetes têxteis. Isto, entre outras contra-indicações, pode ocasionar o desprendimento dos fios, muitas vezes fixados à base por colagem.
A Akilimp disponibiliza a seus clientes um serviço especializado de limpeza de tapetes. O método de lavagem empregado varia de acordo com as características de construção de cada tapete.